Em Outubro/2009, um grupo de amigos que estavam embalando docinhos para uma festa de dia das crianças, resolveu se unir para criar uma Turma que agregasse mais amigos-voluntários que possuíssem a vontade de levar sorrisos ao próximo! Nasce então, a Turma da Paçoca Fina!

Formada por Amigos-Voluntários que fazem visitas em casas de repouso, abrigos, hospitais, entre outros locais. A Turma não possui quaisquer vínculos políticos, empresariais ou religiosos. Trata-se de uma opção que cada um de nós foi fazendo, e pela afinidade de intenções, formou-se um grupo coeso e dedicado a cada visita praticada.

Entre os voluntários temos os que utilizam a figura do palhaço e os que preferem ir sem utilizar de tal figura, mantendo a harmonia do grupo, interagindo, conversando ou apenas ouvindo os visitados.

Não somos palhaços profissionais e não é esse o nosso objetivo. Apenas utilizamos de tal figura para alegrar o ambiente, ao mesmo tempo que utilizamos brincadeiras para promover momentos de descontração e diversão.

O respeito as condições do local a ser visitado e das pessoas visitadas, é primordial. Prezamos utilizar de uma maneira sutil para alegrar o ambiente, seja diante de brincadeiras, seja diante de apenas uma conversa. Atuamos contando com a orientação adequada a cada ambiente visitado, observando o visitado com um amor responsável.